terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cho Chikun – O 25º Honinbo e Honorário Meijin

Resolvi escrever um artigo sobre um dos meus jogadores profissionais favoritos. Com isso, pretendo criar uma série com pequenas biografias sobre alguns jogadores profissionais que irei publicar esporadicamente no blog. O primeiro: Cho Chikun.




Cho Chikun nasceu em Busan, na Coréia do Sul (algumas fontes dizem que ele nasceu em Seoul) em 1956. Seu tio Cho Nam-ch'eol era um dos líderes da cena do Go professional na Coréia do Sul durante o período pós-guerra. Aos 6 anos de idade, ele foi levado pelo seu irmão mais velho Cho Shoen (que já era um jovem professional) ao Japão para estudar na escola de Kitani Minoru. Com apenas 11 anos de idade, ele se tornou o mais jovem a shodan profissional no Japão da história. Naquele mesmo ano ele foi promovido a 2 dan. Dois anos depois ele já era 4 dan após vencer praticamente todas as partidas Oteai que disputou e em 1971, com apenas 15 anos de idade, tornou-se 5 dan. Seu maior rival durante este período e por toda a sua carreira como profissional foi Kobayashi Koichi, que era considerado menos brilhante que Cho, porém muito mais estudioso, uma vez que Cho era considerado preguiçoso. Em 1975, venceu seu primeiro título professional japonês, ao derrotar Kato Masao em um torneio chamado Pro Best Ten (os dez melhores profissionais), tornando-se o mais jovem profissional japonês a vencer um título. Em 1980, após alguns anos de altos e baixos, tornou-se 9dan após conseguir os melhores resultados do Oteai do ano. Foi neste ano também que ganhou o título de Meijin, derrotando Otake Hideo, que, por coincidência, fora o jogador que lhe tomara o título Gosei. No ano seguinte, Cho ganhou pela primeira vez o título de Honinbo. Em 1986, ao ajudar um motociclista que havia caído (parcialmente por culpa dele), um carro o atropelou e acabou sofrendo sérios danos, tendo inclusive que passar por uma cirurgia. Mesmo determinado a não deixar que isso o afetasse, Cho terminou o ano sem nenhum título pela primeira vez em oito anos. Em 1989 iniciou um feito histórico que só chegaria ao fim em 1999, ao permanecer com o título Honinbo por 10 anos.

Curiosidades:
  • Inicialmente, seu nome era Pung-yeon, mas seu pai mudou-o para Chihun por causa de um conselho de uma cartomante, que lhe disse que se não mudasse o nome do garoto, sua esposa iria morrer, mas que se mudasse, o irmão mais novo de Cho morreria, mas ele se tornaria famoso. Os dois eventos se concretizaram.
  • Ele é o único jogador a ter tido os títulos Kisei, Meijin e Honinbo simultaneamente, ganhando quase 50% do total destes torneios de 1980 a 2000.
  • Foi o primeiro jogador a conseguir vencer os 7 principais títulos japoneses: Kisei, Meijin, Honinbo, Oza, Gosei, Judan e Tengen.
  • É o jogador com maior número de títulos no Japão, com 71 no total.
  • Por decisão da Nihon Ki-in, ele é considerado o 25º Honinbo, mesmo que não esteja em detenção do título, por ter ganhado o torneio mais de 5 vezes seguidas (10 no total).
  • É considerado Meijin Honorário, por ter permanecido com o título por 5 vezes, de 1980 a 1984.
  •  É um dos poucos a ter ganho mais de 1300 partidas profissionais na carreira.
  • Seu dojo é considerado um dos mais severos do Japão.
  • Seu nome é, na verdade, Cho Chihun. Chikun é a forma japonesa da pronúncia.
  •  Um repórter, certa vez, perguntou a Cho por que ele gostava tanto de go, ao que o jogador respondeu: "Eu odeio Go". 

Aqui está uma partida de Cho Chikun, onde ele joga com as brancas contra seu rival Kobayashi Koichi, que representa a 4ª partida da disputa pelo 37º título Honinbo. 



(;EV[37º Honinbo Final jogo 4]KM[5.5]FF[3]SZ[19]GM[4]PW[Cho Chikun]WR[9d]DT[30-06-1982]PB[Kobayashi Koichi]BR[9d]RE[W+11.5];B[pd];W[pq];B[cd];W[cp];B[qo];W[pk];B[pp];W[oq];B[qq];W[qr];B[rq];W[lq];B[op];W[np];B[no];W[mp];B[pi];W[nk];B[ed];W[jc];B[hc];W[mc];B[oc];W[qg];B[qi];W[og];B[ni];W[mg];B[pf];W[pg];B[li];W[rd];B[me];W[qe];B[rc];W[rj];B[ri];W[qc];B[qd];W[rb];B[lc];W[lb];B[re];W[sc];B[qf];W[rf];B[pe];W[se];B[md];W[kc];B[rg];W[qe];B[qh];W[sg];B[rh];W[kg];B[ld];W[nb];B[je];W[jh];B[nc];W[mb];B[lf];W[lg];B[ji];W[ii];B[jj];W[nm];B[ij];W[ig];B[nh];W[ng];B[id];W[hi];B[hj];W[gi];B[fk];W[ei];B[dk];W[eq];B[pb];W[qb];B[ci];W[mj];B[mi];W[ff];B[ib];W[ob];B[hp];W[cm];B[df];W[he];B[er];W[fr];B[fq];W[dr];B[ep];W[dq];B[gr];W[es];B[mo];W[qm];B[on];W[oj];B[oi];W[rr];B[kp];W[kq];B[ml];W[mm];B[ol];W[om];B[pl];W[pm];B[ql];W[rl];B[nl];W[rn];B[lo];W[qk];B[ll];W[ro];B[lm];W[rp];B[eg];W[fd];B[fc];W[dh];B[eh];W[ee];B[dd];W[di];B[fi];W[fj];B[fh];W[gj];B[pc];W[pa];B[ej];W[ne];B[nd];W[ke];B[kf];W[jf];B[if];W[jg];B[kd];W[ie];B[jd];W[dj];B[ek];W[cj];B[gg];W[hg];B[gf];W[hf];B[bl];W[cf];B[bf];W[bg];B[ce];W[cg];B[gk];W[gh];B[ge];W[gd];B[fg];W[bk];B[cl];W[hd];B[be];W[fe];B[de];W[bi];B[qp];W[gc];B[gb];W[ic];B[hb];W[jb];B[ja];W[kb];B[sp];W[so];B[sq];W[sj];B[oe];W[fb];B[ec];W[jp];B[jo];W[lp];B[ko];W[ia];B[ha];W[fp];B[fo];W[gq];B[hq];W[hr];B[gp];W[gs];B[ok];W[iq];B[ip];W[jq];B[do];W[co];B[dm];W[dn];B[en];W[cn];B[ao];W[em];B[fm];W[pj];B[nj];W[dl];B[ck];W[ak];B[am];W[dp];B[bq];W[eo];B[fn];W[bo];B[an];W[br];B[re];W[sf];B[sh];W[qe];B[qj];W[rk];B[re];W[sd];B[sr];W[ar];B[rs];W[pr];B[qn];W[rm];B[ap];W[mf];B[le];W[af];B[ae];W[ag];B[cq];W[cr];B[el];W[dm];B[ki];W[mn];B[ln];W[pn];B[nf];W[of];B[eb];W[ka];B[fa];W[qs];B[oo];W[ss];B[qe];W[rs];B[ne])

Nenhum comentário:

Postar um comentário