quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entrevista com Murugandi

É com grande prazer que publico agora uma entrevista que fiz com a nova estrela da EuroGoTV e 6 dan na KGS, Murugandi (Kim Ouweleen). Ele é um jogador holandês que agora tem seu próprio show no site da EuroGoTV.

Obs.: Vou tentar fazer desta a primeira de uma série mensal de entrevistas.


Murugandi(Kim Ouweleen) à esquerda em um torneio amador em Hangzhou, China.

1- Primeira pergunta óbvia: quando começou a jogar Go e como descobriu o jogo?

Murugandi: A primeira vez que aprendi sobre Go foi em setembro de 2004, eu tinha 16 anos. Diferente de muitos jovens jogadores hoje em dia, eu não conheci o jogo através da série Hikaru no Go. Só depois eu me deparei com esse anime incrível. Meus pais tinham muitos jogos, e uma dessas caixas de jogos chamava-se “GO”. Estava jogado lá em um armário empoeirado, e sempre me pareceu misterioso, com os círculos pretos e brancos. Quando perguntei meus pais sobre o jogo, eles me disseram que jogaram apenas algumas vezes e que era um jogo chinês e “muito difícil”. Fiquei curioso e comecei a ler o manual e aprendi as regras. Joguei duas vezes com meu pai no tabuleiro de plástico com pedras de plástico e o derrotei nas duas. É claro que eu não tinha a menor idéia do que estava fazendo, mas foi divertido. Daquele momento em diante decidi procurar uma maneira de jogar na internet. Foi assim que descobri o servidor de go da KGS. Eu comecei como um 30kyu, e no início foi muito frustrante pra mim porque todo mundo, incluindo outros 30kyus, me ganhavam. Quando eu finalmente venci um jogo, foi um momento decisivo, de virada. Logo, me tornei viciado no jogo e no primeiro mês eu me torneio 1 kyu mais forte a cada semana, até chegar a 20 kyu. Desde então eu não parei de jogar e agora meu nível é 6 dan na KGS.

2- Como é a cena do Go na Holanda? Quais foram as suas motivações para continuar a jogar?

Murugandi: Infelizmente, Go não é muito conhecido na Holanda e então, não é popular. A cena do go aqui é bem agradável, no entanto. Quando comecei a participar de torneios na vida real, eu gostei imediatamente. O principal grupo de jogadores consiste em jogadores mais velhos de 40 anos ou mais. Nos últimos anos, no entanto, tem havido um aumento de novos membros jovens na Associação de Go. Nós temos alguns jovens talentos de 18 anos ou menos. Mas a maioria dos “jovens jogadores” são universitários e tem mais ou menos a minha idade (22). Muitos destes estudantes gostam muito de go, e a maioria vai do 2kyu ao 4 dan. A Holanda é um país pequeno, mas em relação a países grandes, nós temos bastantes jogadores fortes. O topo do mundo do go holandês consiste em dez 6 dans e há uns cinco 5 dan ativos. Nosso jogador mais forte no momento é o Rob van Zeijst 7 dan. Quando jovem, ele viajou para o Japão e estudou go como um insei. Ele já escreveu e traduziu muitos dos livros de go da Kiseido (por exemplo: “Making Good Shape e “Tudo sobre Ko”, em inglês). Morando em Tokyo, Japão, no passado, ele também escreveu colunas sobre go para jornais japoneses. Ele também joga na KGS, como “nonochan” (8d), e é uma grande influência para a nova geração de go holandesa, sempre ajudando novos jogadores quando eles tem perguntas sobre o jogo. Além de Rob van Zeijst, há um jogador muito forte, um pouco famoso que tem vivido na Holanda nessa última década. Guo Juan, que é um 5 dan profissional da China, mora em Amsterdam e costumava competir em campeonatos holandeses.
Minha própria motivação para jogar está conectada com os aspectos viciantes do go e minha vontade de se tornar melhor. Desde que comecei a jogar e vi que há um caminho para ficar mais forte, não pensei em desistir do jogo nem um momento. Eu costumava jogar Xadrez quando mais jovem, mas desde que descobri o Go, só joguei Xadrez em raras ocasiões. Go é um jogo tão bonito e complicado. Acho que vou continuar a jogá-lo pelo resto da minha vida.

3- Você já teve (ou tem) algum professor? Eu sei que já foi a Ásia para estudar. Para que país você foi e como foi sua experiência lá?

Murugandi: Sim, eu já tive um professor. Seu nome é Yan An, e ele é um eis 7 dan professional de Wuhan, China. No ano passado, através do site do Guo Juan, eu descobri suas escolas de go em Wuhan e decidi estudar guiado por ele. Eu estudei na china por 3 meses, junto com um amigo da Holanda. Outro amigo se juntou a nós por um mês. Nós jogamos contra Yan todos os dias, ele revisou nossos jogos e nós estudamos jogos de profissionais e tsumego (problemas de vida ou morte) constantemente.  Durante as semanas que fomos as suas duas escolas de go, jogamos contra crianças de 6 a 10 anos que eram 1 dan a 5 dan. Esta viagem a China foi incrível, uma vez que experimentei uma cultura totalmente diferente, e isso ajudou incrivelmente meu go. Aprendi muito e comecei a olhar para o jogo por uma perspectiva completamente diferente.  Antes de ir a China, meu nível na KGS era 4 dan. Quando voltei, eu melhorei para 6 dan em poucas semanas.

4- Agora você tem seu próprio video show no site da EuroGoTV (www.eurogotv.com). Como isso começou?

Murugandi: Eu sou um repórter para a EuroGoTV, que é uma iniciativa holandesa que transmite todos os tipos de partidas de go interessantes por jogadores fortes de nível dan em toda a Europa.
Quando os campeonatos holandeses começaram em janeiro de 2011, eu transmiti os jogos diretamente na KGS. O torneio de qualificação ocorreu enquanto ainda estava na China, então infelizmente, eu não tive a possibilidade de competir no torneio. O Campeonato Holandês foi muito excitante, e no fim, havia dois jogadores com 7 vitórias em 8 jogos: Peter Brouwer (6d) e Merlijn Kuin (6d). Foi organizada uma série de melhor de três entre os dois para decider o Campeão holandês. Como repórter, eu cumpri a tarefa de transmitir os jogos e os videos na KGS novamente, e durante estas batalhas finais a idéia para a série de vídeos surgiu. Harry Weerheijm (HW9x9 no youtube e KGS), a mente brilhante por trás da EuroGoTV, me pediu para revisar os jogos com ele. Assim que os jogos acabaram, ao vivo em videostream, a audiência da KGS pode assistir Harry e eu comentando. Vieram muitas reações positivas e um dos vídeos foi colocado no site da EuroGoTV, onde foi visto mais de 300 vezes em apenas alguns dias. Alguns expectadores entusiásticos mandaram e-mails pedindo mais ao time da EuroGoTV. Agora, mais de dois meses depois, nós pudemos finalmente começar a realizar o show. Na forma de uma série de novos vídeos diários, Harry e eu trabalhamos juntos para revisar partidas interessantes de grandes torneios. A discussão dos jogos foca no básico do go, se preocupando com aspectos como, fazer bases, cuidar das próprias fraquezas, como usar sua própria força para cancelar a do oponente, e estratégias em todo o tabuleiro, como moyo. Enfatizando os princípios básicos do jogo, e usando provérbios e metáforas para clarificar as explicações, nós geralmente nos miramos a uma audiência de 15kyu a 1kyu, mas também esperando entreter jogadores mais fortes e positivamente estimular aqueles completamente iniciantes.

5- Quais são seus planos para o futuro do seu jogo e do novo show na EuroGoTV?

Murugandi: Por enquanto, o show de go diário tem sido um sucesso. Nós recebemos muitas respostas positivas, de iniciantes a jogadores em nível dan, o          que é o grande elogio para nós.
Com a ajuda e apoio da Associação de Go Holandesa e o Centro Cultural de Go Europeu, nós somos capazes de providenciar a audiência novas revisões todos os dias (de segunda a sexta) às 7 p.m. horário de Amsterdam (nota do entrevistador: GMT +2 – 5 horas de diferença em relação ao horário de Brasília). Nós temos feito isso por duas semanas agora e vamos continuar a fazer por pelo menos outras duas semanas. Depois disso, o caminho ainda é vago. Se continuar a ser um sucesso, e as pessoas quiserem que agente produza mais, esperamos poder manter a série viva.
Sobre meu próprio jogo, espero ainda ser capaz de progredir pouco a pouco. Quando eu tinha 15kyu na internet, eu brincava com um amigo, dizendo que eu me tornaria 9 dan. Agora sou 6 dan, algo que nunca pensei ser possível. A respeito disso, vou continuar fazendo o meu melhor para talvez, um dia, alcançar o nivel 9 dan na KGS. Eu também nunca competi em um torneio holandês. No passado, estive atrasado para jogar o torneio de qualificação, e este ano, quando eu realmente quis participar, novamente eu não pude porque estava na China.  Este é um dos meus objetivos: jogar um campeonato holandês e, espero continuar a jogá-lo regularmente. Quando se trata do meu estilo de jogo, acho que há ainda muito progresso possível. Eu tendo a jogar de maneira muito calma quando há opções mais agressivas. Esta é outra coisa que espero mudar, e desenvolver um estilo que me permita lutar mais, balanceando meu jogo.

6- O que você considera ser o melhor momento de sua carreira como jogador de Go? Eu digo uma vitória incrível ou uma derrota com orgulho.

Murugandi: Se eu pudesse vencer um campeonato holandês, isto seria uma honra. Eu já tive a honra de jogar com um dos jogadores de go mais fortes do mundo, Luo Xihe 9 dan professional. Ele foi um convidado na Copa Shusaku em Tirgu Mures, Romênia, em 2010. Em um jogo simultâneo eu recebi 7 pedras de handicap e no fim, ele desistiu. Claro que 7 pedras é muito, mas esta é uma das experiências das quais posso olhar para trás e me orgulhar. Eu já quase ganhei vários torneios menores na Holanda e no exterior (2º e 3º lugar algumas vezes). Então seria legal vencer um algum dia.

7- Você também é um jovem professor de go. Você sempre planejou ser um? Se quiser, você pode dar sua informação para leitores interessados em se tornarem seus alunos no futuro.

Murugandi: Para ser sincero, por um longo tempo eu nunca pensei em ser um professor de go. Meu principal foco era melhorar meu próprio nível. Eu sou muito grato pela possibilidade que o Harry da EuroGoTV me deu. Através da série de vídeos que faço com ele, descobri que gosto de explicar o jogo e ajudar outros jogadores a melhorar seus próprios níveis. Agora, eu ofereço lições online na KGS. Eu tenho alguns alunos que parecem aprender com meus ensinamentos e melhorar rapidamente. Eu ofereço dois tipos diferentes de aulas. Uma consiste em uma partida de ensino (nota do entrevistador: teaching game, shidou-go) por 7 euros (nota do entrevistador: +/- 15 reais); O fomato padrão para isso é que eu jogo um jogo com meu aluno e então revisamos o jogo. A outra lição é uma revisão direta por 5 euros cada. Isso significa que irei revisar mais extensivamente partidas que o aluno jogou e achou interessante, ou não sabe o que fez de errado.

8- Para terminar, que conselho você daria para novos jogadores brasileiros que estão se esforçando para se tornarem melhores?

Murugandi: Em primeiro lugar, para os totalmente iniciantes, é fácil ficar frustrado e desistir. Se gosta de jogos que precisa usar sua mente, como Xadrez, para esses jogadores iniciantes de go eu aconselho a não se preocupar e só continuar a jogar. Haverá um momento decisivo, de mudança, quando você finalmente começará a entender o jogo pouco a pouco, e então talvez você se apaixone por ele. Quando começar a gostar do jogo, então isto ficará claro em seus resultados.
Para outros jogadores que aspiram se tornarem mais fortes, eu aconselho a jogarem muitos jogos. Jogar com programas em um tabuleiro de verdade ajuda muito também. E tsumego, fazer problemas de vida e morte irá melhorar sua leitura significativamente. Mas sem prática, nada disso importa. Por isso que aconselho especialmente a simplesmente jogarem muito. Você irá aprender novas formas, josekis e outros padrões e se tornará mais forte automaticamente.

Um comentário:

  1. Parabens pelo seu trabalho!
    Otima entrevista, espero ver mais dessas por aqui.

    ResponderExcluir