sábado, 30 de abril de 2011

Partidas Famosas: o jogo do vômito de sangue

Estou começando uma nova matéria especial entitulada "Partidas Famosas". Ela será adicionada à sessão "Matérias Especiais" juntamente com a biografia de Cho Chikun, a entrevista com Murugandi e outras futuras matérias que poderei vir a escrever no futuro.

O texto a seguir é de minha autoria, porém foi baseado no livro Invincible - The games of Shusaku e na página da Sensei's Library sobre o jogo, que pode ser encontrada neste link. Lembrando que o material escrito na Sensei's Library está sob as regras da Open Content License.

O jogo do vômito de sangue
(The blood-vomiting game)

                No Japão do período Edo, havia um escritório do governo chamado Godokoro e era o responsável pela regulamentação e controle do mundo do Go da época. A posição de Meijin, que era a mais alta posição para um jogador de Go, era o que coordenava este escritório (daí, muitas vezes este cargo ser chamado de Meijin Godokoro). Era, indiscutivelmente, a maior aspiração de um jogador da época. 

                Por volta de 1830, o cargo de Meijin Godokoro estava vago e dois jogadores se destacavam entre os outros, com possibilidades e vontade de ocupar o encargo: Honinbo Jowa e Gennan Inseki. Hoje é de entendimento que Jowa era sim o mais forte entre os dois, mas que também veio a conseguir o cargo posteriormente em 1831 muito mais devido a algumas jogadas políticas do que pela sua habilidade. 

                Mesmo tendo o rival já assegurado o cargo de Meijin Godokoro, Gennan não desistiu de sua ambição e pretendia desafiar Jowa e tentar desestabilizar sua posição. No entanto, Gennan, como 8 dan, jogaria com o menor handicap contra Jowa, ou seja, uma vitória sua não traria o efeito que desejava. Se houvesse algum 7 dan que pudesse derrotar Jowa, então com certeza a ideia de que Jowa não era apto para o cargo teria mais respaldo.

                Foi assim que Gennan pediu a ajuda de um influente amigo, Lord Matsudaira, que organizou uma festa, que ficou conhecida como “A Festa de Go do Matsudaira” (Matsudaira Go Party) em 19 de julho de 1835. Gennan tinha um pupilo 7 dan chamado Akaboshi Intetsu, e achava que o jovem de 25 anos poderia derrotar Jowa com um handicap apropriado.

                O tiro saiu pela culatra. Gennan não só viu Akaboshi desistir perante o adversário, como também acabou perdendo seu melhor discípulo logo depois, por um motivo controverso. Alguns dizem, inclusive, que por causa da própria partida contra Jowa (que só chegou ao fim dia 27 de julho). Fato é que, assim que desistiu, Akaboshi caiu sobre o tabuleiro, vomitando (ou tossindo?) sangue. Algumas fontes dizem que ele teria morrido ali mesmo, naquele instante. Outras dizem que ele só veio a falecer 2 meses depois.

                O escritório do Meijin Godokoro foi abolido após a Revolução Meiji no Japão, em 1868. Os planos de Jowa foram revelados em 1838 e em 1839 ele foi forçado a se aposentar. Só foi haver um novo Meijin em 1906 (Honinbo Shuei) e posteriormente em 1914, Honinbo Shusai, que deteve o título até 18 de janeiro de 1940, quando veio a falecer. Estes dois últimos Meijin não tinham nada a ver com o escritório do Meijin Godokoro.

Partida:
Honinbo Jowa Meijin (b) x Akaboshi Intetsu 7 dan (p)

(;SZ[19]PB[Akaboshi Intetsu]PW[Honinbo Jowa]DT[27/07/1835]PC[Japan]KM[0.0]RE[W+R]BR[7 dan]WR[Meijin]C[Honinbo Jowa(brancas) VS Akaboshi Intetsu(pretas)]
;B[cp];W[pq];B[qd];W[ed];B[oc];W[eq];B[qo];W[qk]
;B[qi];W[op];B[iq];W[dn];B[ep];W[dp];B[do];W[dq];B[co];W[eo]
;B[fp];W[cq];B[bq];W[br];B[cm];W[gr];B[hp];W[en];B[bp];W[ck]
;B[dl];W[dk];B[el];W[gn];B[cr];W[dr];B[bs];W[fq];B[go];W[ar]
;B[hn];W[gm];B[hm];W[gl];B[ek];W[hl];B[di];W[io];B[ho];W[fo]
;B[ch];W[cd];B[lq];W[pn];B[gc];W[qn];B[dc];W[cc];B[ec];W[cf]
;B[il];W[gp];B[nq];W[ic];B[fd];W[lc];B[bg];W[bf];B[af];W[bi]
;B[dj];W[eh];B[fj];W[qg];B[oi];W[qe];B[pd];W[nf];B[ok];W[pk]
;B[ol];W[pj];B[rn];W[rm];B[qq];W[qr];B[rr];W[qp];B[rq];W[pr]
;B[rp];W[po];B[pp];W[mp];B[qm];W[pm];B[np];W[mq];B[mo];W[lp]
;B[lo];W[kp];B[no];W[nr];B[or];W[qp];B[mr];W[ro];B[pi];W[lr]
;B[ns];W[ip];B[jr];W[hq];B[jn];W[ko];B[kq];W[kn];B[jm];W[km]
;B[ik];W[mk];B[mm];W[ir];B[jq];W[kk];B[mi];W[nm];B[ml];W[ki]
;B[lj];W[lk];B[kj];W[jj];B[kl];W[ll];B[lm];W[oj];B[mg];W[jl]
;B[jk];W[nj];B[ni];W[im];B[in];W[jo];B[kl];W[js];B[ks];W[jl]
;B[im];W[is];B[kl];W[ei];B[ej];W[jl];B[hr];W[hs];B[kl];W[cn]
;B[bn];W[jl];B[gs];W[fs];B[kl];W[hi];B[ij];W[jl];B[ls];W[ji]
;B[hj];W[oe];B[kg];W[jg];B[gi];W[nc];B[jf];W[nb];B[re];W[if]
;B[je];W[hd];B[fe];W[gf];B[ff];W[fg];B[gg];W[gh];B[hg];W[fi]
;B[gj];W[ig];B[hh];W[hf];B[ii];W[rf];B[pe];W[pf];B[le];W[kd]
;B[ad];W[kh];B[qf];W[ef];B[de];W[qe];B[ld];W[lg];B[kc];W[jd]
;B[qf];W[db];B[eb];W[qe];B[jb];W[od];B[ib];W[mf];B[qf];W[jp]
;B[kr];W[qe];B[lf];W[kf];B[qf];W[hc];B[qe];W[hb];B[pg];W[og]
;B[of];W[cg];B[bh];W[pf];B[ph];W[bb];B[da];W[cb];B[fh];W[ac]
;B[eg];W[bd];B[ob];W[oa];B[of];W[mh];B[rj];W[kl]C[Akaboshi Intetsu desiste.])

Nenhum comentário:

Postar um comentário